Quanto mais leio, participo de cursos e capacitação mais inquieta fico com tantos questionamentos e necessidade de mudança. Isso me faz pensar o que fazer para ser uma profissional, uma professora "heroína mais ou igual a Mulher-Maravilha". Como desenvolver nos alunos o prazer pelo aprendizado? Ou ainda como instigá-los a querer saber mais, estudar mais, se dedicar mais... O que chama atenção de uma criança? E de um adolescente? E de uma acadêmica? E de um aluno da EJA? Como fazer um aluno aprender todos os dias, de segunda a sexta, prestando atenção no que estamos desenvolvendo? Como reascender o entusiasmo em professores na tarefa do aprendizado, questões como : conhecimento, capacitação, compromisso, afinidades, afetividades fazem parte do dia-a-dia do educador isto já é fato comprovado porque apresentam um requisito principal para uma educação melhor que é: ser um grande conhecedor da realidade escolar. Como podemos inserir na educação este prazer e retirar da mesma educação a monotonia e o descaso ? Digo isto porque infelizmente existe o descaso salários destimuladores, carga horária excessiva, dentre outras mazelas que prefiro calar.
Ler? Já li. Saber? Talvez eu já saiba. Mas, como podemos fazer tantas atividades surpreendentes por semana? Como motivá-los sempre? Como estar motivada sempre? Planejar leva horas... as vezes passamos horas ... tardes de sábado, domingo e feriados inteiros lendo tirinhas, dinâmicas, textos e mesmo assim, ainda não conseguimos atingir nossos objetivos .
Ler? Já li. Saber? Talvez eu já saiba. Mas, como podemos fazer tantas atividades surpreendentes por semana? Como motivá-los sempre? Como estar motivada sempre? Planejar leva horas... as vezes passamos horas ... tardes de sábado, domingo e feriados inteiros lendo tirinhas, dinâmicas, textos e mesmo assim, ainda não conseguimos atingir nossos objetivos .
E questiono sobre mim mesma, sobre minha profissão, sobre a complexidade do contexto, sobre a complexidade do ser humano enfim... a complexidade da não aprendizagem.
Desistir? Não, mas buscar cada vez mais respostas. E quanto mais eu busco, mais certeza eu tenho de uma coisa: eu gosto de saber! Eu gosto de ensinar! Eu gosto de ver o brilho no olho do aluno quando ele realmente entende e quando o conhecimento faz sentido para a vida dele. Eu quero ser uma profissional cada vez melhor! Eu quero fazer cada vez melhor! Independente das mazelas encontradas.
Quanto aos alunos e professores; desejo que eles desejem... que desejem cada vez mais...Vale, contudo, lembrar que os posicionamentos expostos acima não se fundamentam apenas no "achismo". Minha tese se baseia primeiro no conhecimento empírico, uma vez que já tenho cerca de 24 anos dedicados ao trabalho educacional.Estou quase, na reta final. Só peço a Deus proteção e paciência para enfrentar as mazelas que atrapalham o avanço educacional.Desistir? Não, mas buscar cada vez mais respostas. E quanto mais eu busco, mais certeza eu tenho de uma coisa: eu gosto de saber! Eu gosto de ensinar! Eu gosto de ver o brilho no olho do aluno quando ele realmente entende e quando o conhecimento faz sentido para a vida dele. Eu quero ser uma profissional cada vez melhor! Eu quero fazer cada vez melhor! Independente das mazelas encontradas.
“Lutar pela igualdade sempre que
as diferenças nos discriminem;
lutar pelas diferenças sempre que
a igualdade nos descaracterize.”
Boaventura de Souza Santos
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