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5 Sentidos - Descrição

 


FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - FUPAC
Faculdade Presidente Antônio Carlos de Perdões
Praça das Violetas – 40 – Jardim das Flores – Tel.: (0XX35) 3864-7270
CEP. 37260.000 - PERDÕES/MG

DISCIPLINA : Prática De Laboratório De Recursos Didáticos E Estratégias De Intervenção Pedagógica Na Educação Infantil – 6º período
PROFESSOR: Lysia Maria Fernandes



PROJETO INSTITUCIONAL
Agosto de 2011
 Tema - ÓRGÃOS DOS SENTIDOS - Os cinco sentidos da brincadeira
Turma: Educação Infantil - Maternal (3-5 anos)
Duração: segundo Semestre /4 meses
Problematização:
Como fazer que as crianças identifiquem seus órgãos dos sentidos e conheçam suas importâncias na vida cotidiana.
A prática alicerçada foi na teoria do Apriorismo. Baseado em Piaget e Kant, e o mesmo se refere, que o nosso conhecimento provém de duas fontes fundamentais do espírito, das quais a primeira consiste em receber as representações (a receptividade das impressões) e a segunda é a capacidade de conhecer um objeto mediante estas representações (espontaneidade dos conceitos). Com base em Piaget, que afirma que os conhecimentos são construídos através da ação do sujeito cognoscente com o meio e não apenas através do conceito ou da percepção, o sujeito é caracterizado e analisado como um ser, as manifestações dos interesses individuais são crucias para a formação de uma personalidade.
        

Justificativa
Por meio dos cinco sentidos o ser humano conhece e reconhece as coisas e pessoas que o cercam. Eles são utilizados em todos os momentos e estão tão ligados a nós que nem sempre percebemos toda importância de conhecer mais sobre eles e, portanto, sobre nós mesmos.
A melhor maneira de incentivar a aquisição desse auto-conhecimento é estipular desde cedo a consciência corporal dessas funções, o que pode ser realizado ainda na educação infantil por meio de atividades lúdicas.
Esse projeto concebe a educação, segundo os princípios de Froebel, como forma de auxiliar no desenvolvimento do indivíduo, iniciada com o auto-conhecimento, mas que somente de completa na interação com o social, buscando a formação plena do ser humano.


Objetivo Geral:
·          
         Tudo que observamos todo nosso contato com o mundo exterior ocorre por meio dos cinco sentidos. Trabalhar essa noção com as crianças é essencial, pois assim estimulamos sua sensibilidade e percepção do ambiente que os rodeia, incentivando-as também a compartilhar sensações e a descrevê-las.

OBJETIVOS Específicos:
   
·         Respeitar a evolução natural da criança;
·         Estimular a espontaneidade da criança para realizar ao verdadeiro desenvolvimento
·         Incentivá-los a perceber a funcionalidade de cada órgão dos sentidos;
Estimular o auto-conhecimento;
· Incentivar a exploração do meio a sua volta através dos órgãos dos sentidos;
Conscientizar para manutenção da saúde dos órgãos dos sentidos;
·         Mostrar alguns problemas que afetam esses órgãos;
Sensibilizar para as dificuldades enfrentadas pelos portadores de algumas deficiências nos órgãos dos sentidos.
·          
Utilizar jogo, brincadeiras e oralidade para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.
Este último item é parte essencial de nosso projeto, já que consideramos a brincadeira o caminho do desenvolvimento cognitivo na infância. E é a partir da exploração do seu próprio corpo e dos amigos que iniciam as construções dos conhecimentos e habilidades principais. Em vez de impedi-las de brincar, o ideal é apresentar materiais que incentivem brincadeiras diversas e enriqueçam cada vez mais o processo de ensino - aprendizagem.
Assim iremos seguir o conselho de Carlos Drumonnd de Andrade, que afirma: “Brincar com crianças não é perder tempo, é ganha-lo; se é triste ver dois meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Metodologia
Este projeto será realizado durante aproximadamente segundo semestre de 2011 com os alunos da Educação Infantil, sendo as atividades relacionadas por etapas. Serão planejadas e realizadas brincadeiras que demonstrem e reforcem as funções dos órgãos dos sentidos, aulas expositivas, demonstrativas com oralidades em que os alunos verbalizem seus conhecimentos e opiniões sobre o assunto, através do livro de literatura - A Casa Dos 5 Sentidos ,  mostrando assim a utilização dos sentidos na percepção de objetos, e do seu próprio corpo. Uma mostra cultural com brincadeiras que reforcem ludicamente o conhecimento adquirido. Para a realização deste projeto serão utilizados materiais diversificados e recicláveis, usando de toda criatividade. 

DESENVOLVIMENTO (cada acadêmica apresentará o seu plano)


Cronograma:




AGOSTO
Planejamento
Planejamento - Sondagem dos conhecimentos prévios sobre o tema/
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS - Os cinco sentidos da brincadeira - acadêmicas
 Pesquisas – Estudo sobre o tema- Seleção de materiais- artigos relacionados
 Leitura do Livro – a casa dos 5 sentidos- Poderá escolher outro
Escolha da fase dos alunos que farão a mediação do projeto.
Contato com a professora e a Instituição.
Divisão dos grupos e tarefas. (pontualidade- compromisso) e muito dinamismo.
Agendar com a professora da disciplina ( Lysia),o andamento do projeto – encontros para tirar dúvidas e esclarecimento.Apresentar material concreto e registros do andamento)


Setembro
Ações pedagógicas


Atividades laborativas: PLANEJAMENTOEM AÇÂO
Teoria e plano de ação com registros:
A motivação e o lúdico na Educação Infantil.
A importância dos recursos didáticos e estratégias de intervenção pedagógica no desenvolvimento da potencialidade, criatividade, imaginação, Sensibilidade e raciocínio lógico das crianças.
 Elaboração de recursos didáticos e estratégias de intervenção na proposta.


Outubro
Mostra cultural


 Confecção dos materiais alternativos pedagógicos para a mostra cultural
Mostra cultural- agendada para a comunidade escolar.
A idéia da mostra é de apresentar a riqueza dos recursos didáticos confeccionados pelas acadêmicas à sociedade em geral. O projeto- (atividades laborativas) e os materiais didáticos deverão ser confeccionados com o objetivo de trabalhar os aspectos sociais, emocionais e cognitivos, mas cada um deverá ter o seu foco dependendo da intervenção do educador. Além disso, os materiais deverão ser confeccionados na sua maioria com sucatas para trabalhar a sensibilização do reaproveitamento na preservação do meio ambiente, além do baixo custo.
Novembro
 Entrega da pasta e formulários devidamente preenchidos individualmente em plásticos separados sem rasuras.

Fechamento


Importante
OBS-  Lembrando que as acadêmicas não conseguem a titulação se não cumprirem todo processo e a carga horária estabelecida pela disciplina.

Serão monitoradas e avaliadas por avaliadores que deverão conferir a exposição de materiais didáticos e o processo pedagógico planejado na qual estarão aptas no auxílio da construção do conhecimento dos alunos em sala de aula. Os trabalhos serão avaliadas, através de uma formulário próprio observando a diversidade e a riqueza dos recursos didáticos a abordagem  e a  intervenção pedagógica de cada acadêmico.

Obs.: As formas de realizar as atividades acima descritas estão no anexo.

 Avaliação
Na Educação Infantil precisamos mostrar para a criança que todos nós possuímos esses sentidos, em sala de aula devemos dividir com a criança experiências e sensações que muitas vezes ela não percebe. È bom também deixar claro que existem pessoas que não tem alguns sentidos, mas que podem viver sem eles, como por exemplo, uma criança com deficiência visual ou auditiva Trabalhar a (inclusão). A avaliação será processual e continua observando os registros realizados durante o acontecimento de todas as atividades. Serão levados em conta, aspectos como envolvimento de cada um nas atividades, interação com outro e troca de informações, domínio e desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos, os trabalhos realizados pelas crianças, iniciativa e criatividade, além da colaboração para realização dos trabalhos.

Referência Bibliográfica
LIPOVETSKY, Noêmia. Ciências: Sentidos do corpo humano-. Goiânia: Estado de Goiás – Secretaria de Educação e Cultura, 1996.
http://www.centrorefeducacional.com.br/froebel.html

 



Explorar os órgãos dos sentidos para que se possa desenvolver de forma plena em relação ao RCN.
Perceber o próprio corpo, suas sensações parece ser uma de nossas primeiras necessidades. Nosso corpo foi projetado pela natureza, com sensores que foram especialmente desenvolvidos, para nos servir de indicadores de que estamos dele tratando mal ou bem. Assim, o corpo compreende facilmente que tudo que o desagrada, ‘é prejudicial’, e ao contrário, aquilo que o agrada “é benéfico”. É assim, que a criança, instintivamente ao ter contato com seus órgãos passa a tomar conhecimento das diferentes sensibilidades do seu corpo. É a aventura das descobertas, e ela passa a analisar com distinção, cada tipo de sensação. É assim, que as sensações boas, desejará repetir e as más rejeitar. Compreender nosso corpo, o que realmente é instinto ou o que é razão, que situações caracterizam as reações espontâneas de nossa fisiologia é um passo fundamental à compreensão da verdadeira natureza humana.
As crianças podem, gradativamente desenvolver uma percepção integrada do próprio corpo por meio de seu uso na realização de determinadas ações pertinentes ao cotidiano. Devem ser evitadas as atividades que focalizam o corpo de forma fragmentada e desvinculada das ações que as crianças realizam...
RCN
Sendo assim, as formas de desenvolver plenamente a exploração dos órgãos do sentido em relação ao RCN são através da:
• Produção individual e coletiva de textos (utilizando gestos, desenhos, sons, movimentos e palavras).
• Perceber o corpo como elemento de auto-expressão e comunicação não verbal.
• Percepção da relação do corpo com o tempo (ritmos corporais).
• Relacionamento corpo x espaço (cores, formas, texturas, sons, cheiros, sabores) – leitura do mundo...


UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC
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Resenha do Referencial Curricular para a Educação Infantil

Acadêmicas - 6º Periodo Normal Superior - Conhecendo os Volumes - RCN


O documento dirigido a Educação Infantil, integra a série de documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, atendendo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, que estabelece a educação infantil como primeira etapa da educação básica, apontando metas que contribuam para o desenvolvimento integral de identidades, com objetivo socializador, rompendo a tradição assistencialista e a antecipação da escolaridade das pré-escolas.
         O referencial entendido como guia de reflexão de cunho educacional, composto de três volumes de caráter instrumental e didático, aponta para a construção de conhecimentos processados de maneira global e integrados, orientando a inter-relação entre os eixos a serem trabalhados com as crianças.
         Atendendo a Lei de diretrizes e bases da educação nacional de 1996, o referencial adota a divisão por faixas etárias, seguidas por um recorte curricular que visa a instrumentar a ação do professor e respeitando as formas de aprender das crianças.
       O primeiro volume é um documento de introdução e discute as concepções de criança. O segundo volume refere-se à formação pessoal e social das crianças. E o terceiro volume é relativo ao conhecimento de mundo, orientados para a construção das diferentes linguagens.
      Este conjunto de referencias e orientações pedagógicas têm a função de contribuir com as políticas e programas de educação infantil, sendo uma proposta aberta, flexível e não obrigatória, favorecendo o diálogo com propostas e currículos, não tendo a pretensão de resolver os complexos problemas dessa etapa educacional.
      O atendimento à criança pequena, no Brasil e no mundo, nasceram com o objetivo de atender exclusivamente às crianças de baixa renda e isso justificava a existência de atendimentos de baixo custo, seguidos pela precariedade de recursos materiais e profissionais, que atuavam de forma compensatória estigmatizando a população de baixa renda.
         Atualmente polemicas sobre cuidar e educar é o panorama de fundo das propostas em educação infantil, revendo então as concepções de infância e discutindo as especificidades da educação infantil.
No que se refere à diversidade e a individualidade desses indivíduos, cabe ao professor a tarefa de individualizar as situações de aprendizagens oferecidas às crianças, oferecendo uma gama variada de experiências que responda, simultaneamente, às demandas do grupo e às individualidades de cada criança. Dessa forma, levando em conta suas singularidades, respeitando-as valorizando-as como fator de enriquecimento pessoal e cultural.
        Sendo assim, para que de fato ocorram aprendizagens significativas neste período será preciso estabelecer relações entre novos conteúdos e os conhecimentos prévios, considerando então como ponto de partida, os conhecimentos que as crianças possuem, implicando então, que o professor estabeleça estratégias didáticas para fazê-lo.
Nesse sentido, o perfil do profissional deverá ser composto pela competência polivalente, abrangendo desde os cuidados básicos essenciais até os conhecimentos específicos. Caracterizando-se então como um aprendiz, refletindo constantemente sobre sua prática e utilizando constantemente a observação, o registro, o planejamento e a avaliação como seus instrumentos essenciais do compromisso que este deve estabelecer com sua prática educacional.
       Diante de tal compromisso delegado aos professores de educação infantil em relação à individualidade e diversidade de seu alunado, cabe questionar a que ponto é possível que este profissional atenda de maneira satisfatória tais especificidades, dentro da atual disposição e organização da escola?
        No que se refere às aprendizagens significativas e os conhecimentos prévios, de que forma poderemos avaliar tais destacamentos sem cometer enganos e /ou distorções em relação a concepção histórica construídas até então?

In: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. - Brasília: MEC / SEF, 1998. 3v. : il. 


Volume 1: Introdução.

Você está brincando no jardim e uma linda borboleta passando na sua frente. Em seguida sente o cheirinho daquele bolo maravilhoso que só a mamãe sabe fazer, você até sente o gosto, mas como ainda não dá para saboreá-lo, ouve seu amigo chamar e sai correndo na direção dele, ao se aproximar, ele mostra uma caixa de brinquedo e pede que você descubra qual é este brinquedo através do tato... São muitas sensações ao mesmo tempo e nós só conseguimos captar todas elas através dos órgãos dos sentidos, estruturas complexas que nos ajudam a perceber o meio em que vivemos e são essenciais para a maioria das tarefas que realizamos. Vamos agora caracterizar cada um dos órgãos dos sentidos.
Começando pela pele, que é o órgão responsável pelo tato e tem funções importantes, como manter os órgãos internos isolados do meio ambiente, ajudar no controle da temperatura do corpo eliminando o suor, proteger contra a invasão de micróbios que prejudicam o organismo, etc. Na pele que reveste os dedos há linhas tênues que formam as digitais, que são diferentes de uma pessoa para outra, portanto é uma característica pessoal.
O órgão responsável pela audição é o ouvido, que é uma estrutura complexa com a função de perceber os sons. As orelhas compõem a parte externa do ouvido e funcionam como um radar, captando todos os tipos de sons. O ouvido é muito sensível e sons muito aos podem provocar perdas auditivas... Portanto, tenha muito cuidado ao ouvir música em volume muito alto, pois isso pode ser prejudicial para você!
Com relação ao sentido do paladar, o órgão responsável é a língua, que identifica o sabor dos alimentos através das papilas gustativas, assim, em cada região da língua distingue-se um sabor. Quando você sente o cheiro de algum alimento que parece estar muito saboroso e diz que “dá água na boca”, pode crer que é verdade: isso acontece porque com o cheiro nosso organismo se prepara para comer e por isso libera mais saliva, dando a sensação de água na boca.
E por falar sentir em cheiro, sua percepção tem relação com o sentido do olfato e o órgão responsável é o nariz. Este órgão possui receptores que distinguem o tipo de cheiro e envia as informações para o cérebro, que guarda essa informação e quando cheiramos novamente a mesma coisa, de imediato essa memória é acionada para sua identificação. O olfato pode também servir de alerta sobre algum perigo próximo, como o cheiro de fumaça, que pode indicar um incêndio ou mesmo quando sentimos um cheiro diferente do normal em alimentos indicando que estão estragados.Finalmente chegamos ao sentido da visão, cujos órgãos responsáveis são os olhos. Nossos olhos são muito sensíveis e precisam de proteção contra poeira e outros elementos que podem prejudicá-los, daí a importância das pálpebras, sobrancelhas e cílios que fazem essa proteção.


Atividades Lúdicas

Formas de realizar as atividades propostas no cronograma;

Sondagem: por meio de conversa informal, questionamentos e brincadeiras sobre
conhecimento prévio do tema.
Apresentação do tema: exposição oral do tema, permitindo o comentário dos alunos de forma organizada.

Atividade 1 

Paladar   
      
Objetivos : desenvolver o gosto, introduzir as noções de: doce, salgado, amargo e azedo.
Material : vendas; copos de plástico e amostras de sabores
 Descrição da actividade :  Devem estar preparadas várias amostras de sabores, tais como: mel, passas, sumo de uva, pickles, limões, nozes salgadas, paus de sésamo e grãos de chá. Depois devem ser colocados em pequenos copos de plástico. De seguida, deve juntar as crianças a pares, tapar os olhos de apenas um elemento do par, enquanto o outro lhe deve dar um pedacinho de cada amostra a provar. Cada criança deve tentar dizer se é doce; amargo, salgado ou azedo e até identificar a amostra. Posteriormente, os papeis devem ser invertidos para que todas as crianças possam experimentar tais sensações.

Audição

Atividade 1 “Latas de agitar”


Objectivos: Aprender a distinguir vários sons.
Material: Latas de refrigerantes, arroz, moedas, feijões, areia e pedras de pequena dimensão.
Descrição da actividade: As latas devem ser previamente cheias, com os itens acima referidos, sem que as crianças vejam. De seguida devem se passar  cada uma das latas pelas crianças para que elas próprias as possam agitar. Depois, deve pedir às crianças que tentem adivinhar o que cada uma delas tem dentro, pelo som que faz.


Visão



Atividade 1 “As cores”
        
Objectivos: Conhecer novas cores
Material: Três copos de plástico com água colorida (azul, vermelha e amarela); vários copos de plástico vazios; um conta gotas.
Descrição da actividade: Em primeiro lugar, deve-se pedir ás crianças para tentarem adivinhar as cores que irão surgir após a junção das cores primárias em diversas combinações. Para os ajudar, deve colocar questões como :”que cor surgirá se juntarmos o azul e o amarelo? E se juntarmos o vermelho e o amarelo?” As suas previsões devem ser testadas usando a água colorida.
 
Brincadeiras sobre audição:




Uma criança é colocada de costas para a turma, a professora deve indicar um aluno para chamar esta criança e ela deve, então, descobrir, apenas pela audição, que colega o chamou;

Faz-se um circulo com as crianças da turma, uma delas é vendada e fica no centro. A professora aponta para uma criança que deve chamar o aluno do centro, este, por sua vez deve dizer onde está o colega, de preferência usando termos posicionais corretos, como à minha esquerda, atrás de mim, etc.
Conversa sobre como os sons informam sobre o ambiente: O professor deve falar
sobre as formas de seu utilizar o som para informar sobre coisas importantes, além da conversa entre pessoas, por exemplo: despertadores, campainhas, barulhos de motores, buzinas, sirenes, toques de telefone, etc.

Brincadeira sobre olfato:



Colocar venda em um aluno e aproximar de seu nariz algum alimento, para que ele descubra o que é. Pode-se usar diversos alimentos como: pó de café, queijo, canela, cravo, chocolate, etc. Cada
Colocar venda em um aluno e aproximar de seu nariz algum alimento, para que ele descubra o que é. Pode-se usar diversos alimentos como: pó de café, queijo, canela, cravo, chocolate, etc. Cada aluno deve tentar acertar pelo menos um alimento.

Brincadeira usando o paladar:



Um aluno vendado deve tentar descobrir, apenas pelo gosto, qual alimento
está sendo colocado em sua boca. Podem ser usadas frutas, por exemplo.
Apresentação de como o paladar e o olfato ajudam a prevenir contra perigos,
exemplos: Os dói ajudam a perceber quando um alimento está estragado evitando uma contaminação, o olfato ajuda também a perceber os cheiros de fumaça que pode indicar um incêndio.

Brincadeira sobre tato:



Fazer um furo na lateral de uma caixa de sapatos de forma que uma criança consiga colocar a mão sem ver o que está dentro. Colocar vários objetos na caixa e pedir para um aluno de cada vez colocar a mão na caixa e dizer um objeto que sentiu haver lá dentro, logo após a tentativa o aluno deve retirar o objeto da caixa para confirmar ou não sua dedução.

Colocar uma venda em um aluno e pedir que ele tateie com o pé um objeto
colocado em uma caixa, o qual ele deve adivinhar qual é.
Observação: a professora deve a partir dessas duas brincadeiras para
demonstrar que algumas partes do corpo são mais sensíveis que
outras, como as mãos são mais sensíveis que os pés.
Mostrar como o tato evita que acidentes graves aconteçam: lembrando aos
alunos, por exemplo, que quando chegam perto de algo quente ele sentem antes de
tocá-lo e queimarem-se.
Descrição da flor: Levar os alunos a um jardim próximo à escola e escolhes com
eles três flores para serem descritas utilizando seus sentidos. Os alunos, coletivamente porém em ordem, devem descrever oralmente cada flor, seguindo a orientação do professor, por exemplo: primeiro o professor pede que descrevam quanto ao aspecto visível ( qual a cor, o tamanho, o formato, etc.), depois quanto ao cheiro( é bom ou ruim), em seguida usando o tato (é áspero ou liso, tem pelos ou não, etc.).O professor tina uma foto instantânea de cada flor e anota as descrições feitas pela turma em uma folha de papel com o nome de cada flor acima. Quando retornarem à sala lê as descrições pedindo que os alunos identifiquem cada flor (foto) pelas suas características.
Trazer para os alunos algumas flores e pedir que eles as descrevam uma a uma
utilizando seus sentidos.


 




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Educação de Jovens e Adultos (EJA)- em parceria com as Acadêmicas do 6º período do Normal superior.

TEMA – PROJETO-“PROFISSÕES”- ACREDITANDO EM MINHAS LIMITAÇÕES.
O papel do professor da EJA é determinante para evitar situações de novo fracasso escolar. Um caminho seguro para diminuir esses sentimentos de insegurança é valorizar os saberes que os alunos e alunas trazem para a sala de aula. O reconhecimento da existência de uma sabedoria no sujeito, proveniente de sua experiência de vida, de sua bagagem cultural, de suas habilidades profissionais, certamente, contribui para que ele resgate uma auto-imagem positiva, ampliando sua auto-estima e fortalecendo sua autoconfiança.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:  2º Semestre
POPULAÇÃO- ALVO: Acadêmicas da FUPAC-UNIPAC de Perdões-  Prof - Lysia Maria Fernandes e os alunos da EJA
JUSTIFICATIVA:
“EJA é o recomeçar, e o recomeçar exige trabalho de valorização da auto-estima.
Este projeto visa conscientizar os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobre a importância de ter uma profissão para atuar no mercado de trabalho, além disso, conhecerão as diversas profissões que existem, e futuramente até poderão optar por uma delas. Diminuindo fatos do cotidiano, como as limitações impostas pelo analfabetismo, à barreira do preconceito e as dificuldades que surgem na busca por um emprego.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer a vivencia em relação a si com as outras pessoas, nas diversas esferas de nossa vida. Cada uma com maneiras diferentes de perceber, de interpretar o que esta ao seu redor. Saber lidar com elas é uma arte necessária ao sucesso de qualquer atividade humana. É preciso considerar a diversidade das pessoas, incluindo a compreensão, a tolerância como formas de construir um espaço marcado pela ação coletiva e participativa. Dentro desse processo, destacamos as profissões diversas e suas funções.
OBJETIVOS:
Incentivar o alunado do EJA,a busca e  o conhecimento de profissões:
·         Conhecer as diversas profissões que há no mercado de trabalho; Manter os alunos atualizados;
·         Utilizar os recursos tecnológicos para a realização das atividades.
·         “Conhecerem pessoa com profissões que deu certo para que o aluno possa, Saber que podem conquistar seus objetivos se houver dedicação”.
·         Identificar a relação entre a auto-estima e a profissão na formação inicial.
·         Perceber quais as representações que eles têm de si mesmos? Eles estão satisfeitos com a profissão escolhida?
·         Favorecer a reflexão da identidade pessoal através do “Quem sou?” em seus aspectos físico, afetivo e social;
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO:
  • Divulgação do projeto na EJA pelas acadêmicas.
  • Início do assessoramento aos componentes da EJA, afim de realmente estreitar os laços - trocando idéias. (Conversa Informal)
DESENVOLVIMENTO:
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
·         Primeiro diálogo com os alunos sobre o projeto a ser desenvolvido. Em seguida cada aluno escolherá uma profissão para realizar atividades como: Entrevistas, Pesquisas, finalidades e outros.

  • Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, perguntando: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho?
  • Listar os nomes das profissões no quadro ou em papel pardo fazendo uma pesquisa em grupo com gravuras dos profissionais
·         Perguntar que outras profissões eles conhecem e explicar como cada uma delas contribui para a vida em sociedade.
·         Trabalhar o sentido de utilidade das profissões e satisfação pessoal no trabalho, como valor.
Após, elaborar com os alunos o Livro das Profissões para que possam registrar por meio de desenhos ou palavras, as profissões de seus pais, aquelas de que mais gostam e as demais, com seus objetos e ferramentas principais. Se for preciso, o professor pode atuar como escriba dos alunos.
·         Apresentação de slides, DVDS e filmes com diversas profissões com a finalidade de motivar os alunos para o desenvolvimento do trabalho e provocar uma reflexão sobre as profissões, citando características de perfis pessoais, necessários aos profissionais, atividades diárias, carga horária de trabalho, instrumentos, vestuário, remuneração, mercado de trabalho,descrição da profissão, formação necessária, o curso e duração do curso, as matérias, a carreira, principais atividades, o mercado de trabalho, aptidões desejáveis, curiosidades, campos de atuação e especialidades possíveis.

·         Convidar profissionais com diversas profissões e também alunos de cursos superiores para as salas de aulas proporcionando aos alunos debates sobre cada profissão .

·         Socializar os conhecimentos adquiridos através dos debates as profissões postando os trabalhos  através de textos e relatórios sobre:“Minha Profissão

·         Montagem de um Mural com o registro coletivo das muitas profissões existentes que reproduza os diversos espaços de trabalhos com profissões Ex: farmácia, banco,  escola,policia, prefeitura e outros.
·         Inicie sua aula utilizando a sala de multimídia, leve os alunos/as para assistirem DVD, vídeos e outros relacionados ao tema. Caso não tenha este recurso, leve o CD com a música para ouvirem.
·          Em seguida, entregue a letra da música para colarem no caderno.
 Explore o formato da música, a linguagem poética, a estrutura do texto em estrofes.
Lendo Imagens:
·         Trabalhar com diversas imagens sobre diferentes tipos de trabalhos para você explorar a leitura de imagens com seus/suas alunos/as. Para isso, poderá utilizar o recurso da sala de multimídia ou imprimir e entregar uma cópia para que todos/as possam visualizá-las. Outra possibilidade seria recortar de revistas ou jornais e montar um painel.
·         Solicitar imagens de profissões para observarem  e responderem :
1- Em sua opinião todas as imagens estão mostrando pessoas trabalhando? Justifique sua resposta.
·         2- O que diferencia o trabalho de cada um?
·         3- Qual é o trabalho do palhaço?
·         4- Você acha que algum tipo de trabalho é melhor do que outro? Justifique sua resposta
·         5- Escreva três diferenças entre os trabalhos das imagens escolhidas.
·         Debates em aula sobre: profissões que estão mais ligadas a homens ou a mulheres? Fugindo de padrões convencionais.
·         Profissão é um trabalho ou atividade especializada dentro da sociedade  que estão no mercado atualmente, abrindo suas portas e gerando uma maior oportunidade de emprego.
realizar tipos de gráficos, representando e analisando o levantamento das profissões e empregos dos alunos em classe.
Elaborar perguntas para o aluno entrevistar um profissional de sua escolha: EX:
1-    Você trabalha? Qual seu emprego? Qual a sua profissão? Etc.(Ver anexo)
Elaborar perguntas para os alunos serem os  entrevistares como profissionais.
Sugestões de oficinas diversas como:
Enfermagem – aferir pressão, glicose e outros.
Psicólogo – Cidadãos são acima de tudo pessoas que fazem parte da sociedade e estabelecem seus valores como pessoas dignas.
Nutrição – Alimentação saudável- degustação diversificada.
Academias – pilates, exercícios respiratórios, alongamentos etc...Música e dança – Convidar profissional para trabalhar com uma aeróbica envolvendo todos com vários ritmos, forró, pagode, samba e outros.
Culminância:
Festa das Profissões. As acadêmicas deverão representar e caracterizar identificando uma profissão com originalidade, para os alunos assistirem a que for mais criativa ganhará um prêmio. Logo após uma delicioso arroz com galinha.
AVALIAÇÃO: Verificar a participação e interesse dos alunos; autonomia e auto-estima para realização das atividades; Interação das profissões, abordando os aspectos relativos à vida profissional.

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