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domingo, 18 de setembro de 2011

O Ato de Educar


     Educar é um ato complexo que envolve uma troca constante de experiência, um via de mão dupla, onde se faz necessário olhar o ser humano por inteiro, o seu desenvolvimento nas diversas áreas da habilidade humana, cognitivas, atitudinais e operativas na construção do novo.

     Estamos constantemente sendo educados. Os diversos ambientes são educativos, e é na escola, principalmente, que se formaliza o ato de educar. Ela confere instrumento para a aquisição e enriquecimento do conhecimento.

     Na vida escolar da criança o conhecimento acontece por etapas até chegar à maturação biológica, como dizia Piaget, assim postularia o desenvolvimento e os estágios seguintes. Em Vygotsk, o ambiente social para o desenvolvimento da criança, através dele que ocorre o desenvolvimento humano.

     Piaget e Vygotsk nos auxiliam a compreensão do desenvolvimento da criança, que se da mediante estágios. A partir do desenvolvimento da criança, acontece a interação com o mundo que a rodeia.

     A formação de sua cognição, a qual garante a formação do raciocínio, o analisar, concluir, sintetizar e o recriar daquilo já existente. É necessário o aguçar da inteligência múltiplas, para apreensão e assimilação de novas realidades.

     Ancorados em Piaget e Vygotsk, vale ressaltar a necessidade fundamental da formação da cognição da criança, sua habilidades mentais, sua interação social e a convivência com os demais seres humanos.

     Vygotsk integra a experiência natural e social, e que ambas originam a relação da linguagem- pensamento que reflete os conceitos para a compreensão da relação aprendizagem com o desenvolvimento. Ele acredita que o desenvolvimento é apriore à sua entrada na escola. O seu desenvolvimento está inter-relacionado na experiência familiar e no meio social.

     O ato de educar sofreu influência com o avanço da tecnologia, não tão positiva, pois muitas das vezes a inteligência humana foi substituída pelas máquinas, que na maioria das vezes roubam a criatividade do pensar, do planejar humano, deixando o processo educativo à mercê. E o ato de educar fica deficiente. A escola terá a missão de olhar o ser humano, na complexidade de aprender a conviver, humanizar as relações e aliada aos avanços tecnológicos.

     É neste contexto que acontece o ato de educar e o educador é importante neste processo. Auxilia através do ato de educar, a busca do saber do educando no desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
 
Bibliografia:

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e som, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo; Martins Fontes, 1984.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

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